CARTILHA DE CICLISMO EM AMBIENTES NATURAIS

CARTILHA DE CICLISMO EM AMBIENTES NATURAIS

Como adepto a mais de 40 anos e praticante de esportes outdoor, me aventurando pela natureza por estradas, parques nacionais  e estaduais, áreas de preservação ambiental, reservas ou propriedades rurais particulares, sempre tive uma grande preocupação do impacto que essas atividades esportivas ou simplesmente contemplativas como o turismo, podem provocar no meio ambiente: ar, solo, flora, fauna, nascentes e mananciais, rios e mares, contudo os efeitos, consequências e transtornos que isso poderia causar na população e cultura local. 

O ciclismo é um esporte ou lazer em franco crescimento em todo o mundo, o número de adeptos vem aumentando exponencialmente com diversas modalidades, sendo uma boa parte delas em “ambientes naturais” seja em áreas urbanas, rurais ou selvagens.

Com a preocupação de preservarmos esses ambientes, e tornarmos a prática do ciclismo e cicloturismo menos impactantes, e de alguma forma, sustentável para locais, flora, fauna, população e cultura por onde quer que passemos com as nossas bikes. 

Com o intuito de nos transformar não em apenas ciclistas, mas em “Eco Ciclistas”, aptos a frequentarmos de forma consciente esses ambientes naturais preservando-os o máximo possível, é que resolvi preparar esta cartilha como contribuição aos praticantes do ciclismo e principalmente para a NATUREZA

Em Parques Nacionais/ reservas naturais públicas/privadas: 

✓ Planejamento da atividade:

▪ Entre em contato prévio com a administração da área que você vai visitar para tomar conhecimento dos regulamentos, horários de visitação e restrições existentes, não pedale se não for permitido.

▪ Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo.

▪ Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta.

▪ Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.

▪ Procure saber a localização dos hospitais e postos de saúde mais próximos da região onde irá pedalar para que em caso de acidentes você recorra a ajuda rapidamente. Verifique onde tem soro antiofídico, caso você estiver envolvido em  acidente com animais peçonhentos, é importante tomar medidas rápidas, agir com calma removendo a vítima para um hospital obtendo ajuda médica. Tenha sempre em mãos o telefone do Corpo de Bombeiros, Polícia e SAMU da região.

✓ Você é responsável pela sua segurança!

▪ Deixe sempre no mínimo duas pessoas (parentes ou amigos) avisados da data e local para onde está programado o pedal, tempo de duração e horário estimado para o retorno, se possível deixe com eles telefones úteis na região para que em caso de acidente possam agir rapidamente ou acionar o resgate.

▪ Leve sempre com você, carteira de identidade, carteirinha de grupo de ciclismo e plano de saúde (se houver).

▪ O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, portanto não se arrisque sem necessidade, caso não tenha experiência, procure ajuda de empresas de ecoturismo, condutores ambientais ou guias credenciados.

▪ Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação ou atividade. Leve sempre os EPIs (sempre pedale de capacete e luvas), lanterna, agasalho e roupas apropriadas ao clima, capa de chuva, um estojo de primeiros socorros, alimentos e água; mesmo em atividades com apenas um dia de duração.

✓ Cuide dos locais por onde passar!

▪ Não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das plantas e facilitam que as pessoas se percam nas trilhas. 

▪ Ao montar um acampamento, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto. Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem. Acampe a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água.

▪ Caso não haja instalações sanitária na área, enterre as fezes em um buraco com 15cm de profundidade e a pelo menos 60m de qualquer fonte de água e. De preferência, leve e utilize um “shit tube”, não urine a menos de 60m de qualquer fonte de água. trilhas ou locais de acampamento, e em local onde não seja necessário remover a vegetação. Traga o papel higiênico utilizado de volta.

▪ Não faça fogueiras em hipótese alguma, o fogo é o principal agente de destruição e causador de grandes incêndios em áreas florestais. Em caso de avistamento de incêndio, se afaste e comunique aos guarda-parque ou monitores ambientais.

▪ Não use sabão nem lave utensílios em fontes de água.

Respeite os animais e as plantas!

▪ Caçar, pescar, molestar animais silvestres e coletar plantas é CRIME. 

▪ Não alimente os animais silvestres, isso pode atrapalhar seu hábito de buscar seu próprio alimento. 

▪ Ao avistar um animal silvestre não grite, não se aproxime demais e mantenha um perímetro de segurança para você e para eles, assim evitando acidentes que muitas vezes podem ser fatais. Contemple esse momento ímpar de contato com a vida selvagem com segurança.

✓ Seja cortês e educado coma as comunidades locais e demais visitantes!

▪ Evite aparelhos e instrumentos sonoros, fale baixo e não grite, ouvir a natureza faz parte da sua experiência outdoor.

▪ Sempre que possível compartilhe com outras pessoas os princípios de mínimo impacto ambiental. Caso veja alguma transgressão as regras de visitação procurem, com calma e educação, adverti-la ou procure e denuncie a um guarda-parque, monitor ambiental ou autoridade policial.

▪ Trate com respeito, admiração e interaja com os nativos, preservando os costumes, crenças e culturas locais.

Em Propriedades Rurais Particulares e APAS (Áreas de Proteção Ambientais), Cidades ou Vilas

• Nunca entre sem permissão dos proprietários e respeite as placas de: “não entre propriedade particular, proibido caçar e pescar e cão bravo”, caso encontre uma porteira trancada não pule nem entre sem autorização,  só entre caso não esteja trancada ou exista acesso do tipo mata-burro, ao passar feche a porteira.

• Utilize para passagem somente por estradas asfaltadas ou vicinais compartilhadas, trilhas ou caminhos já utilizados ou circuitos específicos para prática do MTB.

• Não molestar ou fustigar criações de animais domésticos principalmente o gado e cães, evite o contato direto com eles principalmente o gado que pode oferecer um perigo ao ciclista ou caminhante. Em caso de acidente procure hospital ou posto de saúde mais próximo! 

• Não pegue frutas, vegetais ou colete plantas sem autorização.

• Busque informações sobre a região e trate com respeito e educação a população local, eles costumam conhecer bem a região e podem dar informações bastante preciosas, interaja com os locais sobre as crenças e culturas.

• Nas cidades e vilas do interior, não grite nem fale alto com as pessoas, não produza barulho nem utilize aparelhos de som. Pedale em menor velocidade e tome muito cuidado com a travessia de idosos, crianças e animais domésticos, lembrando que a vida nesses locais é mais tranquila, segura e o ritmo das pessoas é mais calmo e sossegado, procure se integrar a cultura e regras do local. Lembre-se que somos visitantes e estamos de passagem!

Não tire nada, a não ser fotografias;

não deixe nada, a não ser pegadas;

não mate nada, a não ser o tempo!

 

BOM PEDAL E BOA AVENTURA CONSCIENTE PARA TODOS!!!

Rio de Janeiro, 10/20 Texto: Ricardo Corrêa de Oliveira 

E-mail: [email protected] / Instagram: @ricadventuretur / www.ricadventure.com.br

 

*mais de 30 anos de experiencias em atividade outdoor como trekking/hiking/montanhismo, camping, canoagem, mergulho scuba, cavalgadas longas e recentemente o ciclismo desde a pandemia de Covid-19.

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.